FERNANDA MATTOS

FERNANDA MATTOS
VISITEM O SITE OFICIAL DA NUTRICIONISTA FERNANDA MATTOS (clique na figura acima)

ATENÇÃO

AS INFORMAÇÕES SÃO OFERECIDAS COM PROPÓSITO DE EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO.
É IMPRESCINDÍVEL A OPINIÃO DO NUTRICIONISTA OU DO MÉDICO EM ATENDIMENTO FORMAL E PRESENCIAL.
SE VOCÊ APRESENTAR ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE E DESEJAR QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE SEU PROBLEMA DE SAÚDE , PROCURE O SEU PROFISSIONAL DE SAÚDE E MARQUE UMA CONSULTA.
OBRIGADA.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Ração Humana ou Farinha de Berinjela? Qual é mais eficaz no emagrecimento?


Ração Humana

Esse composto alimentar é feito com vários tipos de fibras e tem ganhado espaço entre as pessoas que querem emagrecer.

A ração humana não é um alimento completo e por isso, não pode ser usado como substituto de refeições. A pessoa que fizer isso vai apresentar carência de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.Outro fator negativo é que se consumido em excesso, pode gerar flatulência por causa do elevado teor de fibras. Afinal de contas, a ração é um mix de fibras.

Pessoas sensíveis aos componentes da fórmula também podem ter insônia se consumirem o produto após as 16h ou apresentar intolerância gástrica (azia) em decorrência da presença de cafeína que está presente na fórmula. Indivíduos com pressão arterial alta (hipertensos), com problemas cardíacos ou gástricos devem preparar a mistura em casa, só que sem o guaraná em pó . Já os diabéticos, não podem ingerir de forma alguma, pois contém: açúcar mascavo, guaraná e cacau. Pessoas com doenças pré-existentes, crianças, gestantes e lactentes não devem consumir por conta própria a ração, pois podem apresentar alergia ou intolerância a algum dos ingredientes da ração e esse grupo em especial deve procurar a orientação de um nutricionista.


Afinal de contas, a ração humana emagrece?

A princípio sim por ser rica em fibras, o consumo regular da fórmula sacia a fome, auxilia no funcionamento do intestino e inibe a absorção de gorduras e açúcares pelo organismo, além de reduzir o colesterol. Além disso, a ração ainda é rica em cafeína, que estimula o metabolismo.

Porém deve-se ficar alerta para uma questão pouco lembrada, como por exemplo, o efeito contrário da mistura. Como a ração é muito calórica, se ingerida em grande quantidade, pode até mesmo engordar. Mesmo consumindo a ração na quantia certa, se o restante da dieta estiver desbalanceado em termos de calorias, a pessoa também engordará.


Como devo ingerir a ração humana?

- Duas colheres de sopa batidas com leite de soja light (de preferência rico em cálcio) ou leite desnatado, podendo acrescentar uma fruta.
Esse composto poderá ser substituído pelo desjejum ou o jantar.



Farinha de Berinjela

A farinha de berinjela ajuda e muito no processo de emagrecimento!

Segundo as pesquisadoras e nutricionistas do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi realizado um estudo com mulheres voluntárias com idade entre 30 e 45 anos de idade que acrescentaram a farinha de berinjela em cardápios calculados pelas nutricionistas e obtiveram um efeito positivo no emagrecimento.

Resultado da pesquisa: Elas ingeriram 4 colheres de sopa ao dia da farinha de berinjela associada a um cardápio sadudável e emagreceram 6 kg diminuíram 12 centímetros de cintura.

Anotem a receitinha!

Fazer a mistura em casa:


  1. Em um forma, coloque 1 Kg de berinjela com casca cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 200 graus por cerca de 2h 15min. ou até o legume ficar crocante ou ressecado. Agora, triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador até virar pó. O produto deve ficar com aparência parecida com a da farinha de mandioca.
Rendimento: 100 g
Armazenamento: Guarde a farinha em pote bem vedado, em local arejado e longe da luz. Pode ser na geladeira.

Validade: Cerca de um ano.


Comprar a farinha de berinjela pronta


  1. Farinha de berinjela Longevid: (21) 3156-0815

  2. Farinha de berinjela com laranja Nutrifort: (11) 3589-5055
Como usar a Farinha de berinjela caseira ou pronto.
- Polvilhe duas colheres de sopa do produto no almoço e duas colheres de sopa no jantar seguindo um cardápio saudável (veja exemplo abaixo). Não deixe de consumir frutas nesse programa alimentar, pois as frutas contém antioxidantes e ajudarão a combater os radicais livres que podem ser produzidos pela berinjela.

Exemplo de cardápio saudável.

  • Desjejum: 1 fatia de pão integral com requeijão ou margarina light ; 1 xícara de chá de café com leite desnatado (pode substituir por um iogurte light) e 1 fruta

  • Colação: 1 fruta

  • Almoço: Salada de alface, tomate e pepino à vontade; 1 colher de sobremesa de zeite extra-virgem pra temperar; 1 filé médio (palma da mão) de frango grelhado; 4 colheres de sopa de wuiabo refogado; 4 colheres de arroz; 1 conha média de feijão (sem carnes gordurosas, pode substituir por músculo bovino) e 1 fruta de sobremesa.

  • Lanche da tarde: 1 iogurte natural desntado; 1 colher de sopa de granola e 1 fruta

  • Jantar: 4 colheres de sopa de salada de cenoura com beterraba raladas; 1 colher de sobremesa de zeite extra-virgem pra temperar; 4 almôndegas de frango; 1 xícara de chá de macarrão com vagem refogada e 1 fruta de sobremesa.

  • Ceia:200ml Mingau de aveia ou 1 xícara de chá calmante com 4 biscoitos cream cracker integral ou de gergelim.
Lembrem-se sempre que a regulação do sistema digestivo e/ou emagrecimento podem ser alcançados e mantidos apenas com uma dieta adequada, balanceada e bem orientada pelo seu nutricionista.

134 comentários:

  1. Muito boa a matéria Fernanda!Parabéns...eu nem conhecia a farinha de berinjela..agora já estou sabendo q existe, heheh.
    Você sabe me dizer quais os nutrientes da berinjela??
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, obrigada!
    A farinha de berinjela é realmente uma novidade, ou melhor, mais uma novidade pra ajudar nos programas de emagrecimento.
    Esse estudo saiu a pouco tempo em uma revista popular, mas lá na faculdade esse estudo já vem sendo realizado há um bom tempo.
    Respondendo a sua pergunta, a berijela é rica em niacina, vitaminas do complexo B e fibras, o que favorece a saciedade, melhora o trânsito intestinal e ajuda na redução da absorção do colesterol, além disso, a berinjela, por suas propriedades, tem efeito diurético e auxilia na redução da concentração de ácido úrico, auxiliando dessa forma no tratamento de artrite e reumatismo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da matéria, já comprei as berinjelas pra fazer a farinha, estava tomando a ração humana mais estava me dando gás todos os dias depois das 16 hs minha barriga fica um mundo de inchada ai resolvi parar com a ração humana, agora vou apostar na farinha da Berinjela, realmente a ração provoca gás?

    ResponderExcluir
  4. Pra você que teve dúvida em relação a ração humana provocar flatulência, isso ocorre sim, pois como foi elucidado na matéria, a ração é um mix de fibras e as fibras servem de alimentos paras as bactérias do colon (intestino groso) sendo assim, as bactérias acabam produzindo muitos gases por conta de uma grande oferta desses substratos (fibras)
    Espero ter sanado sua dúvida
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Eu já sou consumidor da Farinha de Berinjela, e a unica Empresa que conheço que fabrica o produto é a longevid, e pode ser encontrada nas lojas de produtos naturais. E a exemplo o produto é muito bom e dá resultado, pois misturo na comida,em salada de frutas, etc.
    Não retira o sabor dos alimentos e está me auxiliando na diminuição da minha barriga.
    Nilton Oliveira.

    ResponderExcluir
  6. E SE TOMAS AS 2 FARINHAS TANTO A RAÇÃO HUMANA QUANTO A FARINHA DE BERINJELA. ASSIM: A FARINHA DE BERINJELA NO ALMOÇO, E A RAÇÃO HUMANA A NOITE COMO O IOGURTE NATURAL SERÁ QUE O EFEITO E BOM? SERÁ QUE A PESSOA PERDERIA A BARRIGA SALIENTE QUE TEIMA EM NÃO SUMIR? AJUDARIA AS ABDOMENAIS QUE AGENTE FAZA? OBRIGADO

    ResponderExcluir
  7. Prezado anônimo,

    A questão da perda de peso gera dúvidas e muitos estudos estão sendo realizados para que possamos gerar uma perda de peso efetiva e duradoura, lembrando que essa perda e a manutensão da mesma dar-se-á com dieta saudável em conjunto com a atividade física.
    Respondendo sua pergunta, não existe uma receita mágica para perder a barriga, tem que associar uma dieta saudável a hábitos de vida saudáveis, como a atividade física regular. Deve-se evitar frituras, açucar em excesso, doces, refrigerantes, bebidas alcoolicas, alimentos embutidos, enlatados, guloseimas salgadas e fast foods.
    Essa matéria foi postada para elucidar o quanto pesquisadores de instituições sérias estão trabalhando para achar soluções viáveis no combate a obesidade, doença que ultimamente tem tomado proporções alarmantes na população brasileira.
    Espero ter sanado sua dúvida e a recomendação dos nutricionistas para uma vida mais saudável será sempre um bom acompanhamento nutricional com seu nutricionista, associado a atividade física com um profissional da área (personal trainer ou professor de educação física de academias) e visitas regulares as especialidades médicas.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Muito boa essa matéria sobre a farinha de berinjela. Minha mãe usou a farinha de berinjela da Longevid a algum tempo e obteve bons resultados. Vendo ela consumir, decidi também usar e estou muito satisfeita. O sabor é agradável.

    ResponderExcluir
  9. Não quero emagrecer mais,já perdi no total de oito kilos e só queria perder mas medidas de cintura e um pouco de barriga.Por causa do frio não tenho feito mais a caminhada.Só com a farina de berinjela meia hora antes do almoço e antes do jantar,sendo uma colher de sopa para com leite desnatado,isso pode me ajudar no que falta para eu perder.Não esquecendo que miturei a farinha de berinjela+a farinha de maracuja+colageno e tenho tomado.Um grande abraço e espero sua resposta.

    ResponderExcluir
  10. Adorei essa novidade da farinha de berinjela, já conhecendo os seus benefícios, parece que em forma de farinha,a concentração é maior e o paladar tbém deve ser mais tolerável. Mas fiquei com certa dificuldade em fazer em casa, pois ficou horas no forno e ela não ficou crocante, escureceu muito, parece que estava a ponto de queimar. Existe uma tecnica que não foi divulgada, as fatias talvez tem de ser bem finas, e no tabuleiro não podem estar encostadas um nas outras? Me ajude, já que no mercardo está difícil de encontrar o produto. Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostaria de lembrá-los que em um programa de perda de peso, tem que associar dieta e atividade física, dessa forma, perderá peso e ganhará qualidade de vida. A atividade física além de auxiliar na manutenção da musculatura, tonifica o corpo e ajuda a manter a forma.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Uma das matérias mais enxutas e informativas que li sobre o assunto, mas ficou faltando a quantidade ideal para o consumo diário dos produtos, e eu gostaria muito dessa informação, grato

    Augusto

    ResponderExcluir
  13. Prezado Augusto, eu coloquei as quantidades no último parágrafo da matéria, logo antes de dar o exemplo do cardápio, mas de qualquer maneira segue abaixo o modo de usar:

    Como usar a Farinha de berinjela caseira ou pronto.

    - Polvilhe duas colheres de sopa do produto no almoço e duas colheres de sopa no jantar seguindo um cardápio saudável (veja exemplo abaixo). Não deixe de consumir frutas nesse programa alimentar, pois as frutas contém antioxidantes e ajudarão a combater os radicais livres que podem ser produzidos pela berinjela.

    Abraços

    Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Eu já li sobre a farinha de berinjela e comprei...pra quem tem mercado municipal na cidade, costuma vender...eu moro em Ribeirão Preto e comprei no mercadão por R$ 15.00 o pacote com 500grs...vem bastante farinha...
    Gostaria de saber se tem que ser mesmo consumida no almoço e no jantar ou se pode ser de manhã na vitamina? Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber se eu fazendo em casa, deixando no forno a 200ºC ela nao vai perder os nutrientes e se posso colocar junto com a farinha colágeno. obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  16. Dória Produtos Naturais23 de julho de 2010 às 10:18

    Bom Dia, somos da Dória Produtos Naturais (São Carlos) e temos a Farinha de Berinjela. Muitos de nossos clientes vem a procura pois conhecem ou conheceram pessoas que estão consumindo a farinha e estão adorando os resultados! Pura Sáude!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, gostaria de saber se posso associar o uso da farinha de beringela com a ração humana e a farinha de linhaça, se sim, como posso usa-las, qual a melhor combinação? Obigada um forte abraço, e parabéns pelo explendido trabalho, tenho certeza que me ajudará muito, assim como muitas pessoas.Marcia Renzi

    ResponderExcluir
  18. Olá Tatá, o ideal e que seja consumida nas grandes refeições, almoço e jantar.
    bjs


    Prezado anonimo, os cuidados na preparação da berinjela no forno é apenas para que ela não queime e fique com gosto ruim, evite misturar com outros produtos.
    Abraços


    Olá Marcia, Se misturar todas essas farinhas, vc estará consumindo grande quantidade de fibras e isso não é necessário. vc pode diversificar as farinhas para que não fique enjoativo. Lembrando que a farinha de linhaça dourada é rica em fibras é rica em omega 3. Use com moderação as farinhas, lembre-se que bons resultados se consegue com uma dieta equilibrada em quantidades e qualidade (colocando no prato todos os grupos de alimentos sem exageros)
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá , gestantes podem consumir a raçaõ humana para controle de peso ou regular o intestino???
    eu tenho a pressão alta, a farinha de beringela ajuda a normalisar , estou grávida de 5 meses e já engordei 7 kilos .
    por favor me ajude!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. ola! de tanto me falarem da farinha de beringela, eu resolvi esperimentar,mas ñ gostei muito,achei o sabor amargo,isto é normal?sempre uso de várias formas, na salada, no almoco, janta, mas ta dificil de levar a diante, por um acaso vcs tem um outro jeito de usar, onde eu ñ sinta tanto este gosto horrivel? obrigada. DIva

    ResponderExcluir
  21. Olá Gestante,

    Em algumas mulheres o intestino fica preso durante a gravidez. Em relação ao uso da farinha de berinjela durante a gravidez, prepare a farinha de berinjela em casa e evite tomar qualquer medicamento ou produtos para emagrecer sem o conhecimento do seu (ua) médico (a).
    Para maiores informações acesse esse link:
    http://fernandamattosnutri.blogspot.com/2009/10/nutricao-na-gestacao.html
    bjs e parabéns pra futura mamãe.




    Prezada Dalva,
    O gosto amargo pode ocorrer se a berinjela queimar. Caso não seja esse o problema, então sujiro misturá-la com a farinha de linhaça para melhorar o gosto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Bom dia...

    Gostaria de saber a maneira mais correta para consumir a farinha de berinjela?? tenho duvidas quanto a este procedimento?
    Aguardo retorno, muito obrigada
    Att. Ana

    ResponderExcluir
  23. Prezada Fernanda,
    Gostei muito da matéria, achei muito esclarecedora, mas tenho uma dúvida.
    A cápsula de berinjela já existe há algum tempo no mercado. Consumir a cápsula de berinjela ou a farinha de berinjela é a mesma coisa? Tem o mesmo efeito? Qual a diferença? Abraço, obrigada, Selma

    ResponderExcluir
  24. Prezada Ana,
    Como foi elucidado na matéria, polvilhe duas colheres de sopa do produto no almoço e duas colheres de sopa no jantar seguindo um cardápio saudável. Não deixe de consumir frutas nesse programa alimentar, pois as frutas contém antioxidantes e ajudarão a combater os radicais livres que podem ser produzidos pela berinjela

    Bjs





    Prezada Selma,
    Obrigada!
    Aconselho consumir a farinha de berinjela sem ser em cápsula, pois dificilmente chegará nas quantidades de fibras e todas as propriedades que foram elucidadas na matéria apenas com cápsulas. A melhor forma é fazendo como ensinado na matéria.
    Lembremos que devemos valorizar os alimentos e consumi-los adequadamente, afinal, somos previlegiados com tantas variedades de alimentos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde Fernanda Mattos...

    Obrigada pelo retorno, agradeço muito...
    Bejos ate mais!!

    Att. Ana

    ResponderExcluir
  26. Olà, adorei essa matéria, vou fazer a farinha de berinjela e consumir e vamos ver o resultado.
    olha estou tbm seguindo nutição e saúde.
    Bjs.
    tbm tenho um blog,dê uma olhadinha lá.
    www.blogluciafranca.com
    Meu blog é sobre dieta,beleza e outras coisas mais. Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Adorei a materia
    Gostaria de saber se posso misturar a ração humana com a farinha de beringela tomar com igurte , leite......
    regi_lu@oi.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Reginaldo,

    O ideal é misturar nas grandes refeições (almoço e jantar), no leitoe iogurte fica mais saboroso vc misturar farinha de linhaça dourada.

    Abs

    ResponderExcluir
  29. Olá Fernanda,
    Gostaria de saber se ao invés de misturar a farinha de berinjela na comida eu poderia misturar na água e tomar ...? ...qtas colheres eu posso tomar por dia?!?
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  30. Olá Fernanda,
    Gostaria de saber se tem alguma diferença da
    farinha de beringela caseira com a que compramos no comércio. É que eu não gostei do sabor da
    farinha que fiz, ficou amargado, e a que comprei
    não tem sabor, prefiro a comprada.
    Por favor, me responda.
    Grata,

    Rose,
    23/08/10

    ResponderExcluir
  31. Fernanda, boa tarde!
    Fiquei encantada com seu blog, parabéns! Querida tenho uma dúvida sou de BH Minas Gerais e gostaria de saber se eu consigo encontrar a farinha de beringela aqui também?
    Tenho uma outra dúvida, ganhei 10 kg em 2 meses, ou seja, passei de 53 quilos para 63,5 quero e preciso urgentemente começar uma atividade física será que a caminhada me ajudaria? E além disso preciso de um plano alimentar para me auxiliar na perda de peso.
    Ficarei grandemente satisfeita caso possa responder-me.

    Beijos!!
    Thalita Cheles

    ResponderExcluir
  32. Prezados Anônimos,

    O ideal é musturar nas grandes refeições (almoço e jantar) 2 colheres de sopa em casa, totalizando 4 colheres de sopa por dia.

    Em relação aos benefícios da farinha de berinjela, tanto a preparada em casa quanto a comercializada tem a mesma finalizadade e o mesmo efeito. Lembrando que a farinha sozinha não faz milagres, vc deve associar com um cardápio saudável e atividade física regular.




    Prezada Thalita,

    Caso não encontre a farinha de berinjela comercializada, vc pode preparar em casa, na matéria vem mostrando como fazer em casa.
    Em relação a atividade física, somente um profissional de educação física poderá orientar a respeito do melhor exercício pra vc. O que o ministério da saúde recomenda é realizar atividade física regular, todos os dias e a caminhada, natação, academia, ginásticas etc seriam opçÕes de atividade física para vc realizar.
    Em relação a alimentação, vc pode seguir as orientações do link que coloquei abaixo, mas o ideal é que vc procure um nutricionista para que ele faça a avaliação nutricional e dessa forma prescrever o melhor tratamento pra vc, ou seja um planejamento alimentar mais personalizado.

    http://fernandamattosnutri.blogspot.com/2009/02/21-escorregoes-explicam-por-que-voce.html

    bjs

    Fernanda

    ResponderExcluir
  33. OLÁ...TENHO USADO A FARINHA DE BERINJELA MISTURADA COM A RAÇÃO HUMANA SUBSTITUINDO O JANTAR: COM SOPAS, SUCOS, VITAMINAS E AINDA ESTOU USANDO O ÓLEO DE COCO . EM MENOS DE 2 MESES JÁ PERDI 5 QUILOS.CONTROLO TBÉM AS OUTRAS REFEIÇÕES COM POUCA GORDURA E CARBOIDRATOS.NÃO TEM FEITO NENHUMA ATIVIDADE FÍSICA POR FALTA DE TEMPO, MAS SINTO FALTA E ACHO QUE TERIA PERDIDO MUITO MAIS QUILOS. PRA MIM DU CERTO E VOU CONTINUAR...ABRAÇO, LU.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde!
    Resolvi escrever,pra contar que quase morri,usando a farinha de beringela!!!!!
    Não me avisaram,que deveria tomar mais agua do que o costume,,,,
    Dai,a constipação intestinal
    Agora aprendi e vou continuar usando
    Raquel

    ResponderExcluir
  35. Água é importante sempreeeee!!! Minha nutricionista sempre pega no meu pé pra eu beber água, no mínimo 2 litros, o dia todo e ela ainda falou que no frio é até mais importante porque o tempoé seco demais,nem sabia disso! valeeeeeu galera!
    Samanta dos Jardins - SP

    ResponderExcluir
  36. adoreiiiiiiii a materia vou comprar..meu colesterol esta mais ou menos.e tenho que perder uns 4k.eu comprei uma vez esta ração humana,horrivel e deu=me problemas no estomago.
    obrigadaaaa bjsssss de luzzzzzz

    ResponderExcluir
  37. Bom dia, eu não janto, gostaria de saber se só tomo então as duas colheres polvilhadas no almoço ou se por não jantar misturo as outras duas colheres de outra forma, como em um suco ou iogurte a noite, ou se pode ser pela manha no suco ou iogurte e no almoço.

    Grata;
    Vera.

    ResponderExcluir
  38. Olá Vera,

    Você pode misturar no suco ou iogurte sim.

    Bjs

    ResponderExcluir
  39. olá, sou locutor de uma rede de supermercados e gostaria de um texto, para usar a divulgação desse pruduto. ( FARINHA DE BERINGELA)
    então qual seria o benéficio geral da Farinha de berinjela. desde de já agradeço. se puder madar para o meu email eu agradeço (lcutor@hotmail.com)
    OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  40. A PARTIR DE QUE IDADE A FARINHA DE BERINGELA PODE SER CONSUMIDA?

    ResponderExcluir
  41. Parabéns Fernanda! essa matéria está ótima e esclarecedora.. minha nutricionista me recomendou a farinha de berinjela a alguns meses e estou adorando, porém tenho metabolismo um tanto quanto lento, mas sempre combino atividades de Jump e Caminhada regularmente e devagar eu chego lá né!
    Meus Parabéns por essa matéria. Adorei!!
    Abraços!
    Luana Pereira

    ResponderExcluir
  42. A farinha de berinjela feita em casa é um produto natural, diferentemente das farinhas industrializadas que podem conter conservantes ou estabilizantes químicos, sendo assim, pode ser consumida em crianças (de preferência em idade escolar), adolescentes, adultos (incluindo gestantes) e idosos.
    Lembrando que a farinha de berinjela é rica em fibras e é importante consultar um nutricionista antes de consumir o produto, pois todo e qualquer produto rico em fibras se consumido em excesso pode não atingir o objetivo proposto.
    Sendo assim, em todas as idades é importante consultar o nutricionista para adequar as quantidades do produto na alimentação mediante avaliação nutricional prévia.

    Abçs

    ResponderExcluir
  43. Fernanda Bom Dia,

    Aqui você fala que o consumo da farinha de beringela é 4 colheres de sopa nas principais refeições,juntamente com o consumo de frutas para inibir o radicais livres, tenho uma duvida nao como nenhum tipo de fruta,que tipo de prejuizo poderia me causar tomando a farinha de beringela?

    ResponderExcluir
  44. Olá Fernanda!! A farinha de beringela pode ser consumida durante o tempo ki a pessõa esteja tomando a ração humana?

    ResponderExcluir
  45. Prezados anônimos,

    Não ingerir frutas vc acaba deixando de ingerir vitaminas importantes para o bom funcionamente do nosso organismo, apesar de encontrarmos vitaminas nos legumes e nas verduras é aconselhável ingerir pelo menos 4 porções por dia.
    Ingestão de farinha de berinjela não causa prejuízo para a saúde se consumido nas porções adequadas (como foi citado na matéria).
    Lembre-se que tudo em excesso faz mal.

    Ração humana é um mix de fibras e farinha de berinjela é rica em fibras... vc está exagerando no consumo de fibras, o que prejudica a absorção de outros nutrientes importantes para o organismo.
    Escolha apenas um e ingira nas quantidades preconizadas.

    Novamente! Tudo em excesso faz mal!

    E beba bastante água, lembre-se dieta rica em fibra tem que ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.


    Abç

    ResponderExcluir
  46. Ola Fernanda, usei a farinha de banana verde por 1 semana e procurei comer frutas e saladas, tambem tomei 2 litros de agua ao dia,sentir muita saciedade, mas prendeu muito meu intestino.Com a farinha de berinjela pode ocorrer o mesmo? Obrigada

    ResponderExcluir
  47. Alguns alimentos podem "prender" o intestino, exemplo: Batata, mandioquinha, inhame, arroz, banana, maçã sem casca, jabuticaba, maçã, goiaba e caqui.
    Diante dos relatos dos usuário da farinha de berinjela, nenhum se quixou de intestino "preso" até o momento.
    Importante beber água o dia inteiro entre as refeições.

    ResponderExcluir
  48. OI EU POSSO BEBE A FARINHA DE BERINJELA COM LEITE NO CAFÉ DA MANHA

    ResponderExcluir
  49. Olá, Tudo bem?
    Pode sim, mas não se o gosto ficaria bom, no iogurte e salpicado nas salada de frutas, eu gostei.

    att

    ResponderExcluir
  50. comprei a farinha de berinjela com casca de laranja amarga no mundo verde. realmente reduz a fome, e embora o cheiro seja agradaves, o gosto é bem ruim. Acho dificil beber por causa do pózinho, mas funciona.... (ps:dizem q laranja amarga acelera o metabolismo).

    ResponderExcluir
  51. oi bom dia.estou tomando a farinha de beringela o problema que o meu intestino fica muito solto.;sinto bastantes dores de barriga e tenho diarreia.o que fazer?

    ResponderExcluir
  52. Olá Anônimo,

    Em casos de diarréia,

    Prefira:
    - Frutas constipantes: maçã sem casca, caju, goiaba, banana-prata pêra, maracujá, limão, lima, laranja-lima, pêssego
    - Hortaliças constipantes: cenoura, batata, chuchu, beterraba cozidos.

    Evite:
    - Vinho e cerveja (bebidas fermentadas);
    - Oleaginosas (nozes, amendoim, abacate, castanha);
    - Vegetais folhosos: alface, agrião, espinafre, acelga, couve, bertalha
    - Frutas laxantes: laranja, melancia, melão, mamão, ameixa, abacaxi, uvas, figo e outras indicadas na obstipação;
    - Frituras, condimentos ( ketchup, mostarda,orégano, pimenta);
    - Alimentos ricos em enxofre como: brócolis, cebola, couve, couve-flor, bertalha, nabo, pimentão, repolho, rabanete, taioba, caruru, grão-de-bico, feijão preto, carnes vermelhas, manteiga.

    Att

    ResponderExcluir
  53. Olá!
    Gostei muito da matéria!
    Comecei a consumir a farinha de berinjela esta semana e achei um pouco ruim o sabor para ser consumido nas refeições. Estou misturando aos sucos após o almoço e jantar.
    Meu intuito é perder peso... Isso já ajuda?
    Ah... o dono da loja onde eu comprei, disse que duas colheres de sobremesa por refeição já basta. É verdade mesmo ou devo aumentar a quantidade da farinha?
    Muito obrigada pela atenção!
    Beatriz.

    ResponderExcluir
  54. Olá Beatriz,

    Segundo o estudo realizado pelas pesquisadoras da UFRJ, o uso foi de 2 colheres de sopa no almoço e 2 no jantar.
    Acredito que seja melhor você seguir as recomendações sugeridas pelas pesquisadoras nutricionistas.

    Bjs

    Fernanda

    ResponderExcluir
  55. OLA, ADOREI ESSA MATÉRIA, GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ JA FEZ ESSA FARINHA, PQ EM TODOS OS SITES QUE ENCONTREI A RECEITA, O PREPARO E SEMPRE O MESMO, MAS ALGUMAS PESSOAS, POSTARAM QUE NÃO DEU CERTO O MODO DE PREPARAR.
    AGRADEÇO A TENÇÃO, CLAUDIA

    ResponderExcluir
  56. Olá, fala-se muito também da FARINHA DO FEIJÃO BRANCO,que é muito boa emagrecer, o que você acha?
    Então entre a farinha de beringela e a de feijão qual será melhor no emagrecimento?

    Abraços
    clarice

    ResponderExcluir
  57. Olá Cláudia,

    O modo de preparo é esse mesmo, eu costumo cortar a berinjela bem fininha e colocar no forno alto até ficar igual um biscoitinho, depois eu tiro, bato no liquidificado, coloco em um pote de plástico e coloco na geladeira. Geralmente faço pra durar 3 dias no máximo. Uso muito no iogurte junto com a linhaça dourada e granola light. Faço isso na colação e no lanche da tarde e me sinto bem saciada. O gosto tb fica muito bom.
    Ontem mesmo vi que no supermercado tinha a farinha de berinjela industrializada, essa ainda não experimentei.

    Abç

    ResponderExcluir
  58. Oi Clarice,

    Algumas pessoas que utilizam o feijão branco reclamam de aumentarem muito a flatulência.
    A proposta do feijão branco é outra, ela atua na desabsorção de lipídeos, porém é importante procurar médico ou nutricionista para melhor avaliar a indicação para cada indivíduo.
    Pra emagrecer você deve seguir um planejamento alimentar personalizado associado a atividade física, e caso seja necessário e indicado, utilizar algum alimentos com propriedades funcionais para auxiliar o tratamento.
    Sugiro ter cuidado e leitura crítica quando se trata de textos de internet.
    O ideal é procurar um nutricionista para uma avaliação individualizada e indicação do melhor tratamento para o seu objetivo.

    abçs

    ResponderExcluir
  59. OI FERNANDA, TENTEI FAZER A FARINHA DE BERINGELA E NÃO DEU CERTO, FICOU QUEIMADA, E NÃO SECOU TOTALMENTE, EXPERIMENTEI UM PEDACINHO E O GOSTO FICOU HORRIVEL, NÃO SEI O QUE DEU ERRADO, SERÁ QUE É PQ FIZ I KILO DE UMA VEZ?
    AGUARDO RESPOSTA, ABRAÇO E OBRIGADA ELA ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  60. Oi Cláudia,

    Geralmente eu faço em menores quantidades e costuma dar certo. O forno alto varia de forno para forno, no meu caso, o meu forno não é tão potente e por isso acabo usando o forno alto pra tudo, pois demora.
    Você pode comprar a farinha de berinjela pronta, vende nos supermercados, é mais prático :)

    abçs

    ResponderExcluir
  61. EU ESTOU CONSUMINDO A FARINHA DE BERINJELA ASSIM: USO 2 COLHERES DE SOPA NO MEU LEITE DO CAFE DA MANHA E USO MAIS 1 COLHER DE SOPA NO MEU CAFE DA NOITE, PODE SER ASSIM? ELA VAI SER EFEICAZ ASSIM? TENHO DUVIDA DE COMO USAR? QUAL MANEIRA É MAIS EFICAZ?ME AJUDE. KATTIA.

    ResponderExcluir
  62. Olá Katia,

    A farinha de berinjela é uma fibra alimentar que adicionada ao almoço e jantar, dá a sensação de saciedade e por seu rica em fibras, ajuda na inibição da absorção da glicose e lipídeos. Por isso ela auxilia no emagrecimento, além de todos os benefícios citados na matéria.

    O Ideal é consumir no almoço e no jantar.

    Abçs

    Fernanda

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde Fernanda,

    Estou tomando agua de beringela, Gostaria de saber se posso tomar agua de farinha de beringela????

    ResponderExcluir
  64. Olá,

    O ideal é consumir junto as grandes refeições.

    A farinha de berinjela é rica em fibra e quando consumida junto as grandes refeições vc obterá os benefícios desse nutriente.

    Abraços

    Fernanda

    ResponderExcluir
  65. fui comprar a farinha de berinjela e o vendedor me sugeriu usar também a de banana verde. O que é melhor, usar apenas uma ou posso misturar as duas?
    Adorei sua matéria, simples e completa.
    abraços.Sil

    ResponderExcluir
  66. olÁ Sil,

    Infelizmente tem muitos vendedores que empurram mercadorias pra ganharem mais comissão nas vendas.
    Sugiro consumir somente a farinha de berinjela que vc já obterá os benefícios.
    Caso vc esteja com dificuldade de perder peso ou queira uma reeducação alimentar, sugiro que procura um nutricionista para melhor orientá-la.

    Abçs

    ResponderExcluir
  67. Olá, adorei as dicas e gostaria de esclarecer uma dúvida: estou pensando em incluir a farinha de berinjela na alimentção de meu marido para auxiliar no tratamento do colesterol. Ele tem cálculo renal, a farinha pode prejudicar?

    ResponderExcluir
  68. Olá!
    Não tem problema ele utiolizar a farinha de berinjela, porém estudos mostram que o farelo de aveia, 4 colheres de sopa ao dia, pode ser no iogurte ou salpicado nas frutas, melhora o perfil do colesterol.

    Abçs

    ResponderExcluir
  69. Obrigada pela atenção e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  70. Gostaria de saber se a única forma de preparar a beringela seria assando no forno ou se ela poderia ser seca ao sol?

    ResponderExcluir
  71. oi meu nome e fabiola eu gotitia de saber se a farinha de beringela pode ser consumida com colageno

    ResponderExcluir
  72. eu gostaria de saber se farinha de beringela pode ser consumida com colageno em capsulas meu nome e fabiola

    ResponderExcluir
  73. Oi Fabiola,

    O ideal é consultar um nutricionista para que ele avalie sua alimentação e faça a prescrição correta em quantidades ideais e forma de apresentação do produto.

    Abçs

    ResponderExcluir
  74. oii adorei saber da farinha de beringela vou comecar a usar hoje dai volto a da noticias se e bom mesmo vou fazer exercicios fisicos para ajudar tambem beijos

    ResponderExcluir
  75. Olá Fernanda,gostaria de saber sobre a água de berinjela,coloca meia berinjela em 250ml de água a noite e toma em jejum no dia seguinte,vc sabe alguma coisa sobre essa água?abração.

    ResponderExcluir
  76. Olá Fernanda!
    Em meu último exame de rotina foi verificado que meu triglicerideo está em 221 porém as outras taxas estão boas com por ex: glicose - 86 / colesterol - 173 / HDL - 43 / LDL - 86 / VLDL - 44 / NÃO HDL 130.
    Minha dúvida: Será que está certo este resultado? Posso estar somente com alteração do meu triglicerideo?
    A farinha de berinjela pode me ajudar a reduzir este nível?
    Desde já agradeço por sua atenção e ajuda.
    Abraços,
    Raquel

    ResponderExcluir
  77. Olá, Quando vc deixa o alimento por algum tempo na água, algumas de suas propriedades hidrossolúveis podem ir para água, porém aconselho ingerir o alimento, para melhor absorção dos nutrientes.

    Abçs

    ResponderExcluir
  78. Olá Raquel,

    No exame laboratorial pode aparecer alterado somente o triglicerídeo sim, aconselho vc a aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, pois estes alimentos contém fibras, vitaminas e minerais além de possuir baixo teor calórico, se feitos no vapor ou cozidos ou grelhados, sugiro a ingerir carnes magras, peixes (salmão e atum são ótimas opçÕes) , fracionar a refeição em pelo menos 6 x ao dia em quantidades reduzidas e ingestão de carboidratos integrais, dessa forma irá controlar o peso e baixar a taxa de triglicerídeos.
    Para saber o cálculo de calorias necessárias para vc consumir por dia, sugiro procurar um nutricionista para uma consulta mais individualizada e personalizada.

    Bjs

    ResponderExcluir
  79. BOA TARDE! EU FAÇO USO DA SERTRALINA,GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM PROBLEMA TOMAR A FARINHA DE BERINJELA. DESDE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO E AGUARDO ANCIOSAMENTE SEU RETORNO.

    ANDREA L C SILVA

    ResponderExcluir
  80. Olá Andrea,

    Não tem problema o uso da farinha de berinjela.

    Abçs

    ResponderExcluir
  81. Oie Fernanda,

    A capsula de berinjela pode prender o intestino?

    Abçs

    ResponderExcluir
  82. Olá,

    A farinha de berinjela é rica em fibras o que ajuda na função intestinal, porém, se não consumir água adequadamente, as fezes ficarão mais ressecadas o que dificultará na hora de ir ao banheiro. Sugiro que ingira a farinha de berinjela nas refeições, tenha um hábito alimentar mais saudável e consuma água regularmente.
    Sugiro consumir a farinha de berinjela ao invés da cápsula. Vamos valorizar o prazer das refeições aproveitando a fartura que temos, alimentos maravilhosos tais como as frutas, legumes e verduras.

    Abçs

    ResponderExcluir
  83. ola a farinha de beringela ajuda a diminuir mesmo a barriga?quantas vezes por dia posso tomar e com que?possso colocar no cafe q nao gosto de leite.obrigada!

    ResponderExcluir
  84. Olá Dinora,

    A farinha de berinjela ajuda no emagrecimento juntamente com uma dieta equilibrada, lembre-se de associar educação alimentar com atividade física, você ficará o peso ideal e eliminar as gordurinhas indesejadas. :)
    No café não sei lhe dizer se ficaria bom o gosto, porém, essa farinha deve ser utilizada nas refeições como maneira de aumentar o aporte de fibras na refeição.

    Abçs

    ResponderExcluir
  85. Prezada Doutora, meu nome é Enya
    Meu de 81 anos (lúcido, e muito brem para a idade) acabou abusando de alimentos gordurosos e teve um infarte, o médico acha que por enquanto não deve por o stent, eu gostaria de usar a beringela com ele para reduzir o colesterol pois as 3 artérias ainda tem obstrução (tem passagem mas estão quase fechadas o que eleva o risco de novo infarto), mas me falaram do pó de maracujá, ele tem tendência a elevar os níveis do ácido úrico. Por favor, me dá uma luz!!!!
    Agradeço antecipadamente.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  86. Olá, muito boa essa matéria, mas gostaria de informar que a farinha de berinjela é excelente também para que tem problema de colesterol, que é o meu caso.
    Além de emagrecer ela baixa os índices de colesterol. Excelente.
    Parabéns por nos fornecer informações tão importantes, pque é bem melhor tomar uma coisa natural do que ficar tomando remédios.
    Magali

    ResponderExcluir
  87. Olá Enya,

    Acredito que o médico tenha passado alguns medicamento para controlar o problema dele. A farinha de berinjela pode ser usada nas prinicpais refeições e como coadjuvante do tratamento já está comprovado o uso do farelo de aveia no controle do colesterol, claro que em casos mais graves o medicamento é essencial e converse com seu médico que está fazendo uso concomitante da farinha de berinjela e do farelo de aveia (pode ser usado em iogurtes, salada de frutas etc.) COm relação ao ácido úrico sugiro que procure um nutricionista, leve os exames de sangue para que o profissional possa avaliar e realizar a prescrição dietoterápica de acordo com problemas que lee vier a apresentar. Sugiro que procure um nutricionista e que o mesmo mantenha contato com o médico responsável por ele para que o tratamento mais efetivo. Espero ter ajudado.

    Bjs

    ResponderExcluir
  88. Olá! Pesava 62Kg quando mudei, conheci uma culinária diferente e estou com excesso de peso por ser demasiadamente gulosa!Meu colesterol aumentou substancialmente (de + ou - 185 para 253), estou disforme, mal consigo me ver ao espelho. Mandei vir do Brasil um remédio que diziam ser milagroso...descobri que o milagre sou eu que devo fazer. Comecei a fazer caminhadas associadas ao medicamento e consegui perder 7Kg, estou com depressão e para sair de casa faço um esforço quase sobre-humano, algumas vezes me exercito subindo e descendo as escadas do predio onde moro, pois assim não tenho que sair de casa e ver pessoas. Farei a farinha de beringela e estou planeando comprar uma plataforma vibratória para me auxiliar a alcançar meu objetivo de reduzir meu peso, meu colesterol, minha taxa de glicemia e ter um aspecto mais normal. Gostei muito deste artigo que com simplicidade deu-me uma sugestão para reduzir peso e suas péssimas consequencias. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  89. Olá Fernanda, vc disse que faz uso da farinha de berinjela, vc obteve bons resultados com ela? conseguiu perder peso? Pois as pessoas dizem que voltaram para contar os resultados e não voltam. Ja tentei varios tipos de dietas e não objetive resultados, gostaria de saber se essa realmente funciona pois pretendo fazê-la. Obrigada.

    ResponderExcluir
  90. gosto muito de beringela e no entanto não sabia desta farinha, vou amanha mesmo ao supermercado comprar as beringela e fazer a farinha, espero ter bons resultados!!!

    ResponderExcluir
  91. Olá Anônimo,

    COmo foi elucidado no post, esse foi um estudo realizado por um grupo de pesquisadores do Instituto de Nutrição da UFRJ e realizaram esse experimento em mulheres voluntárias e o resultado foi positivo, claro que vc deve adotar hábitos saudáveis e não apostar em dietas ou alimentos milagrosos. Eu sou nutricionista e sempre experimento alimentos e produtos antes de oferecer aos meus pacientes, já pensou se o gosto é ruim, ele não vão gostar nada nada rsssss. Mas se vc observar na matéria, tem vários relatos de pessoas que exerimentaram e gostaram e obtiveram resultados positivos, bem como alguns de meus pacientes :) bjs

    ResponderExcluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. como posso comprar farinha de berinjela em Portugal não está facil encontrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Porto vende : Email mundano.objectos@gmail.com Contacto 916 352 335

      Excluir
  94. sou da Ilha dos Açores eu já telefonei para varias ervanárias de Portugal e ninguém sabe me dizer como obter a farinha de berinjela por favor podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graça, Realmente não sei lhe informar onde comprar farinha de beringela em Portugal, porém você pode fazer a farinha com a própria beringela, é só olhar a receita na matéria. Abraços

      Excluir
    2. No Porto vende : Email mundano.objectos@gmail.com Contacto 916 352 335

      Excluir
  95. Tentei fazer em casa e foi a maior bagunça!!! grudou tudo, queimou, não deu para aproveitar NADA!!! Tentei comprar em Portugal, já elaborada, mas ninguém conhece...quem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde

      O meu médico disse-me que na casa mundano no Porto vende : Email mundano.objectos@gmail.com Contacto 916 352 335
      www.mundano.pt. Mande email ou ligue-lhes.

      Excluir
  96. SE CORTAR FININHA E ESPALHAR NUMA ASSADEIRA E DEIXAR DESIDRATAR NO SOL E DEPOIS DE RETIRADA TODA A UMIDADE, COLOCAR POR ALGUNS MINUTOS NO FORNO BAIXO. FICA MUITO MAIS FACIL. MAS FIQUE ATENTA PRA NÃO QUEIMAR POIS JÁ ESTÁ SEM UMIDADE, É SÓ PRA FICAR CROCANTE E PODER BATER NO LIQUI ATÉ VIRAR FARINHA.

    ResponderExcluir
  97. Gostaria de saber se posso fazer uso direto de farinha de beringela pois ja consegui baixar meu colesterol mas tive informação de que não é bom ficar usando direto a farinha de beringela pois o collesterol não pode ser muito baixo também. Atte. Maria Amelia/Campos Altos MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria,

      Importante usar a farinha de beringela sim, mas importante também intercalar com outros alimentos que promovam a diminuição do colesterol, a exemplo o farelo de aveia que combina muito bem com iogurte e em salada de frutas. Lembrando que não adianta usar qualquer alimento que tem por característica ajudar na diminuição do colesterol se não realizar mudanças no hábitos alimentares e de vida. Importante ingerir alimentos integrais, carnes magras, frutas, legumes e verduras. Não se esqueça de realizar exercícios físico diariamente. Abraços

      Excluir
  98. Boa Tarde Fernanda, queria saber se posso tomar a farinha de berinjela junto com capsula de óleo de coco, que tomo antes das principais refeições. Tem algum efeito colateral se tomar junto? Ou nao tem necessidade de tomar os dois juntos. Só um resolve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,
      A farinha de berinjela fica mais palatável quando misturamos na alimentação, seja ela almoço ou jantar ou os dois.
      Quanto ao óleo de côco vc deve procurar um nutricionista pra avaliar o uso do mesmo.
      Devemos ter cuidado com as matérias publicadas em internet, jornais e revistas, tire suas dúvidas com o seu nutricionista, pesquise a respeito (veja em mais de um lugar a mesma matéria ou o mesmo assunto, o ideal é pesquisar em revistas científicas) e veja se realmente se é necessário fazer o uso de certos nutrientes que têm por indicação a perda de peso.
      Hj existem no mercado muitos alimentos milagrosos pra perda de peso, se usarmos todos poderemos até ganhar peso, correto? afinal são muitas calorias que estaríamos ingerimos.
      Por isso o ideal é marcar uma consulta para que o nutricionista avalie cada caso. Somos diferentes um do outro e cada organismo vai responder de uma forma.

      Espero ter ajudado.

      Bjs

      Excluir
  99. Olá Fernada, parabens pelo seu blog. Por favor me ajude quanto a utilização que faço quanto a Farinha de beringela, oleo de coco, chia e linhaça. De manhã faço o uso da farinha com suco e café da manhã magro. Após tomo uma colher de óleo de coco antes do almoço. A tarde iogurte natural com frutas e chia ou linhaça e um copo de suco novamente com a farinha. antes da janta utilizo mais uma colher de óleo de coco. Estou fazendo correto? Obrigada...Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina,

      Muito obrigada :)

      Eu gostaria muito de poder ajudá-la, porém somos proibidos de dar consultas pela internet (Código de Ética, artigo 7º, inciso XVII.
      Digo isso pois vejo que vc faz uso de alguns nutrientes pra um fim, a perda de peso.
      Nesse caso vc deve procurar um nutricionista pra ele avaliar seu histórico alimentar, exames de sangue e assim prescrever uma dieta balanceada com todos esses nutrientes no cálculo (isso se for preciso usar todos eles).

      Esse espaço foi elaborado para dar orientaçÕes nutricionais, e as orientações importantes que posso lhe dar nesse momento é: se o seu propósito é a perda de peso, vc deve inserir no seu cardápio bastante legumes, verduras, carboidratos integrais e ingerir pequenas refeições mais vezes ao dia. Claro não esquecendo da atividade física pelo menos 4 x por semana :)


      Bjinhos

      Excluir
  100. Olá Fernanda, posso fazer alguma vitamina e colocar as colheres de sopa como você indica?
    Não gostei de salpicar no prato de comida.
    No aguardo.

    Junior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junior,

      Pode sim, se ficar palatável e vc tolerar melhor.
      No iogurte light tb fica bem interessante o gosto, eu provei e gostei, 1 colher de sopa, acho que mais colheres não ficaria tão bom assim :)

      Abçs

      Excluir
  101. Oi, tudo bem? Gostaria de saber se posso colocar a farinha de berinjela no leite sem precisar bater no liquidificador e queria saber também se posso colocar a farinha em iogurte comum. Desde já agradeço .

    ResponderExcluir
  102. OLÁ AMIGAS, SOU REVENDEDORA DE FARINHAS, TENHO DE BRINGELA, BANANA VERDE E MUITO MAIS,ENTREM EM CONTATO. EMAIL,,,, NILCAMIL@HOTMAIL.COM---- FONE 61 3335-3117

    ResponderExcluir
  103. gostaria de saber se eu posso misturar a farinha de berijela a farinha de linhaça dourada e o colageno aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc até pode misturar a farinha de linhaça com a farinha de beringela, mas acho mais interessante ingerir a farinha de berinjela nas grandes refeições, a farinha de linhaça em uma salada de frutas ou um iogurte no lanche da tarde (sacia) e o colágeno por ser proteína, acho mais interessante, ingerir separadamente em uma pequena refeição, como por exemplo, na colação (aquele lanche entre o café da manhã e o almoço.

      Excluir
  104. Ola fernanda! tentei fazer a farinha de berinjela mais queimou, minha amiga tbm fez aconteceu o mesmo, o que fazer pra isto não acontecer? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc deve cortar bem fininha e deixar no forno por pouco tempo, só para dourar mesmo, vai parecer um biscoitinho.

      Bjs

      Excluir
  105. OI EU TOMO SUCO VERDE EU POÇO COLOCAR UMA COLHER DA FARINHA DE BERINJELA NO SUCO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla, pode sim, mas veja se o gosto ficará bom. Um bjo e obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  106. oi quem tem pressão alta pode comer a farinha de beringela e tomar o óleo de cártamo? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karka, quem tem hipertensão arterial (pressão alta) não tem nenhuma restrição quanto a ingestão de farinha de berinjela. bjs e volte sempre!

      Excluir
  107. oi queria saber o que eu poço substituir o gengibre,pois faço o meus suco e os meus chás sem gengibre ou canela por causa da pressão alta.
    obrigada pela atenção ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode substituir pelo limão no suco verde, fica bem gostoso.

      Excluir
  108. OI , A DOIS ANOS EU TIVE TRAMBOSE ,E TEM DUAS SEMANA QUE ESTOU FAZENDO ACADEMIA.
    TEM DOIS DIAS QUE TO TOMANDO O ÓLEO DE CÁRTAMO COM VITAMINA E QUERIA SABE SE POSSO POIS NAO POSSO TOMAR NADA QUE CONTEM HORMONIO ... OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla, tem poucos estudos com óleo de cártamo e a vitamina E é um ótimo antioxidante. Porém, até as vitaminas vc tem que ter orientação para ingerir, caso contrário, tudo em excesso faz mau a saúde. Procure um profissional nutricionista para fazer uma dieta balanceada e com distribuição calórica pré e pós exercícios para auxiliá-la. Além disso, não se deve ingeiri suplementos sem ver como está seu exame de sangue. Vc precisa ser avaliada por um nutricionista, vejo que tens muitas dúvidas :) um grande bjo

      Excluir
  109. oi o cha da casca da laranja com beringela emagrece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla, como lhe falei, tem vários produtos, suplementações e fitoterápicos no mercado que não tem estudos conclusivos quanto a sua ação exata. A casca da laranja parece ser utilizada para acelerar o metabolismo e não tem estudos o bastante que sustentem essa ideia, diferente do farelo de aveia, que tem milhares de estudo e é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como alimento funcional com propriedades benéficas ao organismo (ajuda na diminuição do colesterol). Como falei anteriormente, procure um nutricionista, tudo será esclarecido e vc terá mais segurança em ingerir produtos que lhe auxiliarão no seu objetivo. Muito obrigada pela vista, volte sempre :)

      Excluir
  110. Bom dia!
    Descobri que estou com o colesterol alto e uma das técnicas que gostaria de usar, seria "água de berinjela". Minha mãe proibiu, dizendo que agrediria meu estômago. O mesmo acontece com a farinha e as cápsulas de berinjela? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não temos dados que comprovam que a água de berinjela ataque o estômago, porém a matéria é em relação a farinha de berinjela auxiliando na saciedade, visto que trata-se de um alimento com alto teor de fibras.

      Excluir
  111. oi comecei a usar a farinha de berinjela mais estou com diarreia será que é por causa da farinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a diarreia pode ser causada por diversos motivos, porém se a farinha estava contaminada ou está ingerindo em grandes quantidades, estas poderão ser as causas mais plausíveis para o seu caso. A farinha de berinjela não é emagrecedoras, vc precisa mudar seu hábitos alimentares e começar os exercícios físicos. Veja a procedência da farinha e caso não seja esse o problema, então sugiro que diminua o consumo para evitar o desconforto.

      Excluir
  112. Eu tomei só uma vez, uma colher de sobremesa com leite a noite, no outro dia levantei com uma diarreia horrível e mau estar. Fui parar no hospital. Cuidado. Eu indicaria só para quem tem intestino preso.

    ResponderExcluir