FERNANDA MATTOS

FERNANDA MATTOS
VISITEM O SITE OFICIAL DA NUTRICIONISTA FERNANDA MATTOS (clique na figura acima)

ATENÇÃO

AS INFORMAÇÕES SÃO OFERECIDAS COM PROPÓSITO DE EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO.
É IMPRESCINDÍVEL A OPINIÃO DO NUTRICIONISTA OU DO MÉDICO EM ATENDIMENTO FORMAL E PRESENCIAL.
SE VOCÊ APRESENTAR ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE E DESEJAR QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE SEU PROBLEMA DE SAÚDE , PROCURE O SEU PROFISSIONAL DE SAÚDE E MARQUE UMA CONSULTA.
OBRIGADA.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Previna-se da gripe com uma alimentação saudável

O inverno chegou e com a chegada da estação mais fria do ano são necessários alguns cuidados com a saúde, principalmente com as crianças e idosos. A queda de temperatura, a diminuição da umidade relativa do ar, e ventos frios são os principais causadores de problemas. Gripes, resfriados, alergias, todas essas doenças vem à tona nessa estação.

A gripe é uma doença respiratória aguda e contagiosa causada pelo vírus Influenza. Este vírus infecta o trato respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos). A gripe A (H1N1) é um novo subtipo do vírus da Influenza que é transmitido principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Normalmente, nos casos de gripe, você já começa a ouvir as recomendações do tipo: chupar laranja ou tomar o suco da laranja ou ingerir um comprimido efervecente de vitamina C. A laranja é rica em vitamina C, e é a mais lembrada das frutas cítricas quando o assunto é lutar contras gripes e resfriados. A lembrança é boa, mas o momento não é o mais adequado. A vitamina C e os alimentos fontes dessa vitamina, como a laranja por exemplo, não agem no combate de doenças, mas sim no fortalecimento do sistema imunológico. Então torna-se importante ingerir alimentos fontes de vitamina C diariamente.

A alimentação é uma das melhores maneiras para se prevenir todos os tipos de gripe, pois fortalece o sistema imunológico e favorece a recuperação dos indivíduos que já estão gripados ou resfriados.

Conheça os alimentos que fortalecem o sistema imunológico:

- Vitamina A: Uma evidente função da vitamina A é como um grande composto das proteínas (chamadas Rhodopsin) nos olhos que reagem à luz e tornam a visão possível. Estudos mais recentes vêm mostrando que a vitamina A age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças). Porém, recomenda-se cautela no uso de vitamina A, pois em excesso é prejudicial ao organismo.
Fontes: fígado, abóbora, pêssego, caqui, cenoura, leite, queijo, ricota, iogurte, mamão, laranja, brócolis, gema, abacaxi.

- Vitaminas B: As vitaminas do complexo B é um conjunto de oito vitaminas hidrossolúveis com importante ação no metabolismo celular.
Fontes: levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, gengibre, peixe, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, verduras verdes, abacate, melão, vísceras, galinha, gema de ovo e nozes.

- Vitamina C: A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores.
Fontes: laranja, limão, acerola, kiwi, manga, tomate, couve, espinafre, escarola, gengibre, salsa, e ponkan.

- Selênio: é um micronutriente para todas as formas de vida, um potente antioxidante, que ajuda a neutralizar os radicais livres, estimula o sistema imunológico e intervém no funcionamento da glândula tiroide.
Fontes: castanha do Pará (principal fonte), pão, cereais, pescados, carnes, ovos, cebola, gengibre e salsa.

 
- Zinco: intervém no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos, estimula a atividade de mais de 100 enzimas, colabora no bom funcionamento do sistema imunológico, é necessário para cicatrização dos ferimentos, nas percepções do sabor e olfato e na síntese do DNA.
Fontes: ostras, carnes vermelhas, aves, alguns pescados, mariscos, favas e nozes, aveia, feijão e leite.

Alimentação equilibrada e variada fortalece o sistema imunológico e previne doenças, sendo assim, o ideal é que a alimentação inclua regularmente o consumo de frutas, verduras e legumes. Além de carnes magras e de carboidratos como pães, massas e farinhas preferencialmente integrais. É importante estar atento com a hidratação, consumindo em média, 2 litros de líquidos no decorrer do dia.

Na prevenção, além de uma alimentação equilibrada, são necessários alguns cuidados especiais.

Veja algumas orientações do Ministério da Saúde:
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;
- Evitar locais com aglomeração de pessoas;
- O ambiente deve estar sempre ventilado e, se possível, com uma temperatura agradável;
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Evitar tocar olhos, nariz ou boca;
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
- Horas regulares de sono e atividades físicas são imprescindíveis para melhora da defesa do organismo;
- Informe-se sobre o calendário de vacinação para prevenção específica à gripe;
- Evitar o contato direto com pessoas doentes;
- Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e não usar medicamentos sem orientação de um profissional da saúde.

 

3 comentários:

  1. Olá querida Fernanda,

    Adorei este artigo, bem como o outro sobre a ração humana.
    Muito instrutivos,,,
    Vou seguir à risca,,,
    Abraços e muito sucesso!!!

    Deise Puga

    Deise Puga

    ResponderExcluir
  2. Olá professora, meu nome é tatiana, você não deve lembrar de mim, mas uma vez você me deu aula na estácio sobre tratamento cirúrgico da obesidade e uma outra aula de intestino delgado no ano passado, sou do campus R9 na taquara. Gostaria de saber se posso entrar com contato com você por e-mail? Estou pra entrar no estágio em nutrição clínica e devo fazer meu trabalho de conclusão de estágio em obesidade, soube que você foi co-orientadora do trabalho das meninas desse período que passou e queria saber se você aceitaria ser minha co-orientadora também? Acabei adiantando o assunto por aqui mesmo kkkkk, mas mesmo assim vou te mandar um e-mail com o que eu falar no trabalho tá bom?
    Olha, adorei a matéria! adoro ler seu blog! Parabéns!!!
    Beijocas
    Taty

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fernanda!
    Tenho também um blog, e o meu fala de alimentação e meu emagrecimento. Será muito bem vinda lá para sugerir e colaborar com seu conhecimento.
    Te seguindo!
    Beijos!

    ResponderExcluir