Muitas pessoas ouvem falar que fibras fazem bem à saúde. Porém, muitas pessoas em meu consultório ainda perguntam sobre as fibras em relação as fontes alimentares, o que promovem no organismo e se existem vários tipos de fibras. Resolvi então lançar essa pergunta e responder de maneira resumida para que todos saibam da importância das fibras e porque devemos inserir esses alimentos em nossa alimentação.
O que é fibra alimentar?
Em 1953 foi divulgado o primeiro conceito de fibra alimentar: um termo que designa os constituintes não digeríveis que compõem a parede celular de plantas. Posteriormente, a Associação Internacional de Químicos Analistas Oficiais (Association of Official Analytical Chemists International, AOAC) conseguiu padronizar alguns métodos analíticos que definiram essa fibra.
De acordo com a AOAC, fibras alimentares são compostos de origem vegetal, correspondentes às partes comestíveis de plantas ou carboidratos análogos que, quando ingeridos, são resistentes à hidrólise, digestão e absorção no intestino delgado sofrem fermentação completa ou parcial no intestino grosso de humanos.
Essa definição identifica os macroconstituintes dos alimentos que incluem celulose, hemicelulose, lignina, goma, celulose modificada, mucilagens, oligossacarídeos e pectinas, e a associação de substâncias menores, como cera, cutina (mistura insolúvel que contém cera, ácidos graxos e sabões, juntamente com resinas) e suberina (substância inerte e resistente à ação da água e outros líquidos). As principais fontes de fibras alimentares são vegetais, frutos e grãos integrais, leguminosas (alimentos do grupo do feijão), fitatos e ligninas.
As fibras alimentares atuam, principalmente, no trato gastrintestinal, servindo como substrato para a microflora naturalmente presente no intestino grosso, cuja manutenção é benéfica para a saúde. Além disso, as fibras modulam a velocidade de digestão e absorção dos nutrientes, promovendo um trânsito intestinal normal, e ajudam na prevenção de algumas doenças, como câncer, diabetes, doenças diverticular do cólon, dentre outras.
Quais são os tipos de fibras alimentares?
As fibras alimentares (ou dietéticas) podem ser separadas em dois tipos, baseadas em suas propriedades e efeitos no organismo humano: fibras solúveis ou insolúveis.
As fibras solúveis dissolvem-se na água e apresentam efeitos metabólicos no trato gastrintestinal: Elas servem de substrato para a microflora naturalmente presente no intestino, formam ácidos graxos de cadeia curta e regularizam o trânsito intestinal, tanto na constipação quanto na diarréia. Além disso, diminuem a absorção de glicose e colesterol. Exemplos dessas fibras são as pectinas, gomas, mucilagen, inulina e algumas hemiceluloses. Fibras solúveis podem ser encontradas em frutas, vegetais, feijões, aveia, cevada, dentre outros.
As fibras insolúveis não se dissolvem em água e apresentam efeito mecânico no trato gastrintestinal. Aumentam o bolo fecal e atuam como agente laxativo. Devido a esses efeitos, previnem a constipação e hemorróidas e podem reduzir o risco de câncer de cólon. Exemplos desses tipos de fibras são as celuloses, ligninas e hemiceluloses. São encontradas no farelo de trigo, leguminosas (feijões e grãos), vegetais (todas as folhas) e nas cascas das frutas.
ATENÇÃO: Vocês também irão encontrar fibras nos alimentos integrais: pão integral, arroz integral, macarrão integral etc. Não se preocupem se a quantidade de calorias do alimento integral for maior do que o mesmo alimento na versão comum, pois fibras são carboidratos porém NÃO digeríveis e tem absorção lentificada no organismo, o que favorece quem deseja perder uns quilinhos.
Consuma alimentos ricos em fibras, pois esses alimentos também são fontes de vitaminas e minerais, nutrientes importantes para o bom funcionamento do seu organismo.
Nanda, ótimas dicas... O dificil é seguir! Faz uma dieta pra mim, tenho que emagrecer antes do casamento!!!
ResponderExcluirBeijo, Leo
Fibras............fez bem pra mim.
ResponderExcluirESTOU DESENVOLVENDO FIBRAS
ResponderExcluirOBRIGADO PELAS DICAS
DECIO