FERNANDA MATTOS

FERNANDA MATTOS
VISITEM O SITE OFICIAL DA NUTRICIONISTA FERNANDA MATTOS (clique na figura acima)

ATENÇÃO

AS INFORMAÇÕES SÃO OFERECIDAS COM PROPÓSITO DE EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO.
É IMPRESCINDÍVEL A OPINIÃO DO NUTRICIONISTA OU DO MÉDICO EM ATENDIMENTO FORMAL E PRESENCIAL.
SE VOCÊ APRESENTAR ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE E DESEJAR QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE SEU PROBLEMA DE SAÚDE , PROCURE O SEU PROFISSIONAL DE SAÚDE E MARQUE UMA CONSULTA.
OBRIGADA.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Perigo nos alimentos consumidos na rua!


Quando saímos de casa e ficamos o dia todo fora, para fazer compras, passeios, trabalhar etc, normalmente optamos por um lanche rápido. Isto ocorre porque existem várias opções de comida rápida, prática e para todos os gostos. Além disso, nem sempre nos programamos antes de sair de casa em fazer lanches ou levar opções práticas para nos alimentarmos.

Entre as opções que encontramos nas ruas são: carrinho de pipoca, de milho verde, de amendoim, churros, trailers de cachorro-quente, hamburguer, churrasquinhos diversos na chapa, sanduíches “naturais”, frituras, salgadinhos, pastéis etc. As ofertas desses alimentos vêm diretamente até nós pelas mãos de vendedores ambulantes, em alguns casos sem higienização pessoal e manipulação dos alimentos corretas e muitas vezes sem fiscalização da vigilância sanitária. Nesse caso é muito importante lembrar que comer na rua é um perigo!
 
É preciso aumentar os cuidados quando precisar comer fora de casa, pois a falta de cuidados na manipulação dos alimentos e na higienização tanto pessoal quanto dos alimentos nos estabelecimentos pode gerar problemas de saúde como intoxicação e infecções intestinais (brandas ou graves – com sintomas de vômitos, diarréia, dores de cabeça, dores abdominais e febre) podendo durar de dias a semanas. Ao veririficar esses sintomas, procure um médico imediatamente, não faça automedicação ou se utilize de remédios caseiros, só poderá piorar mais sua condição de saúde.

Por isso, as pessoas devem observar as condições oferecidas por restaurantes, bares, lanchonetes, e principalmente pelo os ambulantes. Muitas vezes nesses locais, as condições de higiene, armazenamento, preparo e conservações dos produtos não são as mais adequadas.
 
Para que você não corra esse tipo de risco, segue abaixo algumas dicas importantes:
 
- Prestar atenção no ambiente onde está sendo feita a refeição: higiene, conservação e manipulação dos alimentos;
 
- Evitar o uso de maionese caseira ou alimentos que foram preparados com maionese pois são pratos que se deterioram rapidamente e alimentos gordurosos;

- Evitar os alimentos preparados há mais de seis horas e que ficam expostos, esperando para serem consumidos;
 

Um ambiente fora da temperatura ideal e o preparo incorreto, facilita o crescimento de bactérias tornando-os impróprios para o consumo.”


- Prefira frutas, alimentos industrializados dentro do prazo de validade, biscoitos saudáveis, barra de cereais, refeições congeladas, ou lanches (evitar que fiquem mais de seis horas fora da refrigeração) levado de casa;

- No restaurante a quilo, observe se os pratos quentes são mantidos em balcão aquecido ou estufas por não mais de 6 horas (temperatura ideal: acima de 60 graus celcius)e os frios, resfriados em um balcão com refrigeração ou em uma pista de gelo (temperatura ideal: entre 8 – 10 graus celcius).

- Atenção as preparações que contêm muito molho, como estrogonofes, massas e ensopados;

- Carnes desfiadas e cortadas merecem atenção redobrada, pois podem ser sobras de outros pratos;

- Nem os fast-food escapam. Devolva o hambúrguer se ele estiver mal passado ou se não tiver com sabor caracteristísco do produto, não insista em ingerir, pois a carne pode ter bactérias e causar uma intoxicação (isso vale para qualquer estabelecimento);

- Os bons restaurantes hoje em dia são rígidos quanto às normas de higiene. Pelo aspecto da casa, já dá para tirar algumas conclusões;
 
- Procure se alimentar em restaurantes que você confie e procure ter fidelidade ao estabelecimento, evite o troca troca de restaurantes, dicas importantes para quem trabalha fora o dia todo e não tem geladeira e ou microondas no local de trabalho para levar a alimentação de casa.

- Lembre-se: por lei, você pode pedir para visitar a cozinha do estabelecimento, e checar a limpeza do ambiente.


ATENÇÃO! Pelo número 0800 642 9782, qualquer cidadão poderá realizar denúncias, obter informações sobre produtos sujeitos a vigilância sanitária (cosméticos, alimentos, medicamentos etc.), orientações aos viajantes e conferir o andamento de processos.