FERNANDA MATTOS

FERNANDA MATTOS
VISITEM O SITE OFICIAL DA NUTRICIONISTA FERNANDA MATTOS (clique na figura acima)

ATENÇÃO

AS INFORMAÇÕES SÃO OFERECIDAS COM PROPÓSITO DE EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO.
É IMPRESCINDÍVEL A OPINIÃO DO NUTRICIONISTA OU DO MÉDICO EM ATENDIMENTO FORMAL E PRESENCIAL.
SE VOCÊ APRESENTAR ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE E DESEJAR QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE SEU PROBLEMA DE SAÚDE , PROCURE O SEU PROFISSIONAL DE SAÚDE E MARQUE UMA CONSULTA.
OBRIGADA.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Nutrição na Gestação



A dieta ideal para as gestantes é aquela que mantém todos os nutrientes para a formação do bebê. Então, nem pensar em comer qualquer coisinha na hora da fome, porque diariamente o corpo precisa de nutrientes para a formação de várias células novas. Mas, também não pode exceder em calorias, pois o aumento de peso da mãe, não oferece bom peso para o bebê e ainda, pode trazer riscos para os dois, como por exemplo, a eclâmpsia, que é o aumento de pressão arterial, que coloca em risco a vida dos dois.
Para garantir uma gravidez saudável, deve-se alimentar basicamente de carnes magras, peixes, verduras, legumes, frutas , leite e seus derivados magros, grãos e cereais.


Durante a gravidez, existe uma necessidade calórica aumentada no período gestacional, de aproximadamente 300 Kcal a partir do segundo trimestre de gestação, o que significa que NÃO precisa comer por dois.

A necessidade de vitaminas e minerais é maior durante a gestação. O médico que acompanha a gestante indica a suplementação de polivitamínicos e minerais essenciais ao período gestacional e o nutricionista faz o acompanhamento nutricional orientando a gestante na prescrição dietética também durante todo o período gestacional. Lembrando que , após o parto, o tratamento com o médico e o nutricionista deve ser contínuo, pois a mãe, de gestante passará a ser nutriz, e esse importante período precisa de acompanhamento multidisciplinar.

Deve-se evitar, durante toda a gestação, grandes excessos em quantidade alimentar, o que provavelmente estará excedendo as 300 Kcal diárias. Deve-se evitar principalmente as gorduras saturadas embutidas nos alimentos e frituras pois estes alimentos dificultam a circulação sangüínea, aumentam os riscos de aumentar o colesterol e a gordura corporal .

O excesso de sal também deve ser evitado pois aumenta a pressão arterial, porém não deve ser eliminado, pois freqüentemente as gestantes experimentam períodos de queda da pressão, ocasionando tonturas e mal estar.

É comum por todo processo de transformação no corpo e até pela alteração emocional, quadros de enjôo, e por isso a gestante deve fracionar ao máximo suas refeições, fazendo então, várias e pequenas refeições durante o dia, evitando o jejum prolongado.

Para melhorar os quadros de enjôo matinais, é interessante ingerir alimentos mais secos (Biscoitos integrais e Torradas).

A redução de gordura pela dieta não significa que deve-se consumir alimentos diets, visto que alguns adoçantes não são recomendados para gestantes(ex: ciclamato de sódio e sacarina sódica), salvo em casos de gestantes com diabetes, sendo assim, faz-se o uso dos adoçantes a base de sucralose. Alguns alimentos lights ou desnatados, são interessante e tem boas fontes de vitaminas e minerais, por exemplo o leite semi desnatado que são boas fontes de vitamina D e tem papel importante na formação dos ossos do bebê. Alimentos fortificados também são interessantes, alimentos fortificados com ferro, ácido fólico e cálcio.
Portanto, nos primeiros meses a gestante deve manter uma dieta normal, sem restrições calóricas, porém sem excessos. Como a ansiedade é inevitável, aquela sensação de fome, que na verdade é mais vontade de comer do que fome, deve ser diminuída com frutas e sucos de frutas.

A dieta normal significa: carnes magras, verduras, legumes, cereais, grãos e leite ou derivados todos os dia. Em relação as quantidades desses alimentos, fica difícil preconizar uma porção ideal e um valor calórico diário, já que cada gestante é diferente uma da outra.

Para as futuras mamães que estão preocupadas em "engordar demais" durante a gestação, podem ficar despreocupadas, pois após o parto, tudo volta ao normal se obtiver o ganho de peso dentro da normalidade (ver indicações abaixo). Evite fazer dieta radical durante a gravidez, se a mãe não fornecer pelos alimentos os nutrientes em quantidades suficientes para o crescimento e desenvolvimento do bebê, o corpo da mãe acaba fornecendo os nutrientes, e isto não é bom, principalmente para a mãe, pois pode cursar com deficiências nutricionais sérias e comprometer tanto a gravidez quando o período de amamentação, ou seja, as reservas que toda gestante faz durante a gestação será fornecidade não somente durante o período gestacional, mas também no período de amamentação. Em relação ao bebê, não pode haver desnutrição intra-uterina, mas com os níveis de proteínas diminuídas, podem levar à má formação de placenta, e ainda atraso no desenvolvimento motor, celular e nervoso. A diminuição de gorduras essenciais diminui a absorção de vitamina A, D, E e K. A vitamina A é responsável pela formação das mucosa crescimento ósseo, e de tecidos, a vitamina D na formação dos ossos, a vitamina E como anti oxidante e anti hemorrágica e a vitamina K como controladora da coagulação sangüínea.

Sendo assim, segue abaixo os valores de ganho de peso ideal durante todo o período gestacional.

Primeiro você vai calcular seu IMC (ver indicação de como calcular o IMC na direita da tela) utilizando o peso logo antes de engravidar ou se não souber informar esse valor, utilizar o peso logo no primeiro mês de gravidez.
Segundo, ao saber o seu IMC, você irá ver na tabela de classificação do seu IMC (lado direito da tela) se seu peso está abaixo do ideal, adequado ou acima e então ver abaixo quanto você poderá ganhar durante a gravidez.
Ex: Uma gestante com 50 kg e 1,50 m o IMC dela, segundo o cálculo do IMC (peso dividido pela altura ao quadrado) será igual a 22 Kg/m2. A gestante será classificada como "peso ideal"então ela terá que ganhar até o final da gravidez entre 11,5 e 16 kg.

Para mulheres que entraram na gestação:

- Abaixo do peso - IMC pré-gestacional menor que 18,4 kg/m2 - Sugere-se um ganho de peso até o final da gravidez de 12,5 - 18 kg;
- Peso Adequado - IMC pré-gestacional entre 18,5 - 24,9 kg/m2 - Sugere-se um ganho de peso até o final da gravidez de 11,5 - 16 kg;

- Sobrepeso - IMC pré-gestacional entre 25 - 29,9 kg/m2 - Sugere-se um ganho de peso até o final da gravidez de 7 - 11,5 kg;

- Obesidade - IMC pré-gestacional maior que 30/m2 - Sugere-se um ganho de peso até o final da gravidez de 7kg para mulheres adultas e 7 - 9,1 kg para adolescentes.


Regras gerais para a alimentação da Gestante:

* Consumir verduras e legumes em forma de saladas, temperada com azeite (pouco) e limão,
* Consumir pelo menos uma vez ao dia grãos de feijão, lentilha, grão de bico ou ervilhas,
* Consumir 4 tipos de frutas ao longo do dia, em forma de suco ou ao natural ,
* Ingerir pelo menos 2 litros de água durante o dia, entretanto, deve-se evitar o consumo de líquidos durante as refeições,
* Evitar excessos de gorduras saturadas e açúcares simples,
* Dar preferência aos pães e cereais integrais,
* Comer devagar, mastigando bem os alimentos e em ambiente tranquilo,
* Fracionar a dieta, fazendo no mínimo 5 refeições diárias em horários regulares,
* Aumentar a ingestão de fibras através do uso de cascas, bagaços e verduras cruas bem higienizadas (ver matéria publicada no mês de abril sobre higiene dos alimentos),
* NÃO consumir de bebidas alcoólicas, pois afetam o desenvolvimento do feto, assim como o tabado e as drogas ilicítas,
* Evitar o excesso de alimentos que são predisponentes à formação de gases, como grãos, repolho, couve flor, refrigerantes, nestes casos deixe os grão de molho de um dia para o outro e jogue a água fora e utlize nova água para cozinhar os grãos,
* Não deitar logo após as refeições.


Pratique atividade física devidamente orientada por um profissional da área, cuide muito bem de sua alimentação evisite regularmente seu médico e nutriconista.


Parabéns a todas as futuras mamães!