FERNANDA MATTOS

FERNANDA MATTOS
VISITEM O SITE OFICIAL DA NUTRICIONISTA FERNANDA MATTOS (clique na figura acima)

ATENÇÃO

AS INFORMAÇÕES SÃO OFERECIDAS COM PROPÓSITO DE EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO.
É IMPRESCINDÍVEL A OPINIÃO DO NUTRICIONISTA OU DO MÉDICO EM ATENDIMENTO FORMAL E PRESENCIAL.
SE VOCÊ APRESENTAR ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE E DESEJAR QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE SEU PROBLEMA DE SAÚDE , PROCURE O SEU PROFISSIONAL DE SAÚDE E MARQUE UMA CONSULTA.
OBRIGADA.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Nutrição e Atividade Física!


É muito importante uma boa nutrição para quem busca saúde e boa forma. A prática de exercícios associada à boa alimentação levará a resultados maravilhosos e surpreendentes, o que vem provar que uma não existe sem a outra.
Para que você possa aproveitar bem o esforço que você faz quando vai pra academia, ou quando realizando um treino com freqüência é imprescindível uma alimentação que tenha foco no seu organismo, pois cada indivíduo tem uma identidade fisiológica diferente, e somente conhecendo suas particularidades será possível melhorar ainda mais o seu potencial.
A boa nutrição trará benefícios ao organismo desde a redução do peso e manutenção do mesmo, até a prevenção de doenças e melhora do estado geral de saúde, sendo assim, pense no que é possível em um organismo saudável, e em atividade plena. Algumas regras são fundamentais e poderão ser aplicadas de maneira geral.

Seguem algumas dicas:

- Jamais inicie uma atividade física (caminhada, musculação, corrida, bicicleta etc.) em jejum ou após muitas horas sem se alimentar, além de piorar o seu rendimento físico também não trará benefícios se o objetivo for redução de peso, pois você só estará atrapalhando e prejudicando o processo de queima de gordura do corpo;

- Mantenha-se hidratado, a falta de líquido no organismo leva a sinais de fadiga (cansaço), que certamente prejudicará seu desempenho durante a atividade física. Quando você sente sede isso significa que já é um sinal de que seu organismo está desidratado;

- Procure adequar a sua alimentação ao horário em que você inicia seus exercícios, pois a alimentação que deverá ocorrer antes e depois dos exercícios, mudará de acordo com cada período do dia;

- Não deixe de realizar as refeições que estão prescritas em seu planejamento alimentar, esta prática fará com que seu organismo tente economizar mais energia durante o dia, para não ser prejudicado, com isso você prejudicará o processo de emagrecimento;

- Uma boa alimentação equilibrada melhorará o seu estado de saúde, permitindo que você mantenha uma boa imunidade o que evitará a ocorrência de gripes e outras doenças ocorra;

- Procure não excluir grupos alimentares do seu hábito alimentar ou tentar as dietas da moda sem ter acompanhamento de um nutricionista, pois poderá prejudicar seu organismo a longo prazo.


CUIDE DE SUA ALIMENTAÇÃO! PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA! MELHORE SUA QUALIDADE DE VIDA!

terça-feira, 10 de março de 2009

Coma bem, Mesmo fora de casa!


Final de semana chegou? o que fazer? sair da dieta? Claro que não! Mesmo fora de casa é possível participar dos eventos sociais e manter a dieta. Abaixo seguem algumas dicas pra ajudá-los na manutenção da dieta mesmo fora de casa.



Pizzaria


Procure consumir pizzas com massas finas, que não contenham a borda recheada, e sem adicionar azeite de oliva. Seguindo essas dicas, você conseguirá economizar muitas calorias!
Na maioria das vezes, o recheio é responsável pelo alto valor calórico da pizza. Evite recheios contendo ingredientes com grande quantidade de gordura, como catupiry, cheddar, parmesão, provolone, calabresa e bacon. Dê preferência a recheios à base de vegetal A (Consta na lista de substituição oferecida durante a consulta de nutrição), como escarola, berinjela, rúcula, alcachofra, tomate, manjericão, palmito e champignon, que são menos calóricos e mais saudáveis.


Exs: 1 fatia de Calabresa = 325 Kcal, em média
1 fatia de Marguerita = 198 Kcal, em média



Churrascaria


Faça um grande prato de salada (vegetal A) como entrada. Com esse simples ato, sua chance de exagerar diminui. Tempere com vinagre e limão ou vinagrete; e evite o azeite.
Com relação às carnes, prefira os cortes com menos gordura, como alcatra. As aves e peixes são opções menos calóricas, desde que se retire a pele e a gordura aparente. Carnes de carneiro, cupim, costela bovina e lingüiça suína são as campeãs na quantidade de gordura, especialmente do tipo saturada. Portanto, evite consumí-las. Os acompanhamentos servidos em churrascaria costumam ser muito calóricos. Escolha uma preparação menos elaborada, como o arroz ou a farofa simples e evite as frituras.



Festas e eventos sociais


Antes de sair de casa, faça uma pequena refeição como, por exemplo, 1 iogurte light com 2 fatias de pão integral e queijo magro. Desta forma, você evita excessos na festa por ter ficado muito tempo sem se alimentar.
Prefira os salgadinhos assados, ao invés dos fritos. Mas preste atenção no tipo de preparação, já que nem sempre o alimento assado é pouco calórico. A melhor forma de não sair no prejuízo é consumi-los com moderação, ou seja, no máximo 5 unidades.
Em relação aos docinhos, vale a mesma orientação. Eles são pequenos, porém concentrados em energia, assim, procure não ingerir mais do que 4 unidades.
Quanto às bebidas, dê preferência à água. Se for beber refrigerante, opte pelo light. Não exagere nas bebidas alcoólicas, pois são muito calóricas. E caso vá consumi-las, intercale com água. Cada grama de álcool fornece 7 calorias, quase o dobro do ofertado pelas proteínas e carboidratos (4 calorias/g).



Restaurante japonês


O missoshiru (sopa de soja com tofu) é uma ótima opção de entrada, já que possui baixo valor calórico. Como prato principal, o ideal seria consumir sushis e sashimis, pois possuem menor valor calórico, sendo uma boa opção, quando consumidos moderadamente. Evite os empanados.
Quanto às sobremesas, dispense as frutas empanadas e caramelizadas ou as bananas fritas, pois devido ao excesso de gordura que possuem são bastante calóricas. Caso tenha no cardápio, opte pela salada de fruta ou um sorvete simples de fruta.



Fast Foods


È possível manter um lanche menos nocivo à saúde mesmo em fast foods, as dicas são: Ao consumir um trio, faça escolhas inteligentes, ao invés de pedir um trio com hambúrguer (aqueles enormes) com batata frita e refrigerante, opte por pedir um sanduíche menor, com salada e suco ou refrigerante diet. Dessa forma irá fazer um lanche menos calórico. De sobremesa peça uma fruta ou um iogurte, caso sinta muita vontade de comer um doce, peça uma casquinha, nada de exageros.
Veja quantas calorias você economiza.



Exs:Trio = BigMac ® - Mcfritas® Média - Refrigerante 500 ml + sobremesa: Torta de banana = 1230 kcal
Trio = Chicken Honey Mustarde Grill ® - Mc salad shaker ® - Suco de fruta 300 ml + Sobremesa: Iogurte com frutas vermelhas e cereais = 743 kcal.



Cuidado pra não cair na armadilha de pague 10 ou 20 centavos a mais e ganhe tudo maior! Você pode até economizar diheiro por comer mais , mas será que vale a pena comer mais calorias só por causa de 10 ou 20 centavos a mais? Pense nisso, essas armadilhas ocorrem muito nos cinemas também, fique atento!



Na praia



Cuidado com os alimentos que você ingere na praia, podem não ser seguros no ponto de vista microbiológico e gerar desconfortos gostro intestestinais.

Procure se alimentar em quiosques, opte por sanduiches com salada e frango grelhado ou frutos do mar grehados.
Para se hidratar beba bastante água e tenha cuidados na ingestão de água de côco, apesar de saudável, contém calorias e o excesso não irá lhe fazer bem, sendo assim, intercale água comum com aguá de côco para se refrescar e principalmente se hidratar.
Quando estamos na praia, nós não percebemos o quanto podemos nos desidratar, pois quando estamos exposto ao sol nosso corpo precisa se resfriar e como ele faz isso? Liberando suor, ou seja, líquidos e eletrólitos, sendo assim precisamos repor o que perdemos. Cuide de sua saúde!


E não se esqueça: ao ingerir esses alimentos, substitua essas calorias pelas prescritas no seu plano alimentar.